A pergunta sobre O que é Assinatura Eletrônica é muito comum no meio de quem está começando assinar contratos on-line. Em meio a tantas tecnologias que transformaram o modo de se fazer negócios, as assinaturas eletrônicas têm um papel elementar. Isto porque elas possibilitam que as várias soluções oferecidas pela transformação digital sejam, de fato, operacionalizadas.
Entenda o que é assinatura eletrônica e como ela revolucionou o mundo dos negócios.
A assinatura eletrônica é a forma pela qual um documento é autenticado nos meios digitais. Dessa forma, a assinatura eletrônica é o termo guarda-chuva para as mais variadas formas de autenticação de documentos através de mecanismos eletrônicos.
Na prática, isso significa que a autenticação das identidades é feita a partir de mecanismos eletrônicos de verificação como, por exemplo, a biometria, o tolken, o clássico login e senha, e de códigos enviados por SMS e voz, dentre outros.
A parte interessada entra na plataforma que oferece seu serviço, anexa o documento de acordo com as regras para a sua conformidade, marca as pessoas envolvidas na transação e o sistema envia por e-mail (e até mesmo por WhatsApp no caso da BeSign) o documento a ser assinado. Diante da concordância entre as partes e da verificação da identidade dos envolvidos, o acordo é formalizado em alguns clicks.
Como o processo é inteiramente feito nos meios digitais, um contrato que envolve 10 pessoas não precisa circular por todas as partes, a fim de que cada uma das assinaturas seja recolhida. Assim como o acesso ao documento é dinâmico e instantâneo.
Entendeu por que a assinatura eletrônica veio para ficar? As fronteiras geográficas, a morosidade da circulação do papel e os vários custos de manutenção de arquivos, correios e cartórios são eliminados do processo.
Não à toa a assinatura eletrônica é um fenômeno mundial. As corporações e empresas de vários portes, seja em nível administrativo, financeiro, fiscal, tributário e de gestão usam essa tecnologia em vários países. A principal razão é que a otimização, redução de custos, eliminação de burocracia e agilidade não excluem a segurança. Pelo contrário.
A assinatura eletrônica é muito menos sujeita a fraudes do que a velha assinatura tradicional feita à mão. Além da segurança conferida pelos mecanismos de verificação da identidade, a assinatura eletrônica é regulamentada por lei. Então você não precisa ficar preocupado: de acordo com a Lei Nº 14.063 e a M.P. 2.200-2/2001, a assinatura eletrônica possui validade jurídica.
A Assinatura eletrônica é um dos principais dispositivos para a implementação da digitalização em 100% dos processos, já que ela pode ser, por exemplo, integrada a um sistema de gestão de dados. Trata-se de um mecanismo que contempla não só as necessidades de agilidade e otimização do atual modo de fazer negócios no mercado contemporâneo, mas que também se integra perfeitamente ao amplo leque de soluções digitais disponíveis no mercado.
Agora que você sabe o que é assinatura eletrônica, conheça mais vantagens das assinaturas online e a experiência segura e ainda mais ágil, oferecida pela BeSign com a possibilidade de fazer assinaturas eletrônicas até mesmo no whatsapp.
Você já ouviu falar sobre empreendedorismo verde? Sabe a importância para o mundo dos negócios? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo. Os problemas ambientais já não são novidade no século XXI. Nesse cenário, o empreendedorismo verde é justamente o nome dado às práticas empresariais que visam um modelo econômico pautado por preocupações com o meio […]
Assinatura eletrônica11/5/2022
Uma das novas tendências para os negócios é o chamado fluxo de trabalhos digitais (workflow). Veja neste artigo a importância de novas ferramentas no negócio. Os fluxos de trabalho digitais ou também conhecidos como workflow já são uma realidade e um dos principais desafios no meio. Eles dizem respeito a como são coordenadas, mapeadas e […]
Assinatura eletrônica11/4/2022