Assinatura eletrônica

Assinatura eletrônica para documentos nas empresas: Entenda a importância

Voltar | Por Besign 2/9/2021

Assinatura eletrônica para documentos nas empresas, um item de suma importância que pode fazer total diferença no dia-a-dia do negócio.

A assinatura eletrônica para documentos nas empresa é parte fundamental da crescente tendência de digitalização dos processos em todas as esferas do mercado. Essa forma de assinatura é o recurso utilizado para selar a concordância entre as partes envolvidas em transações e acordos feitos através de documentos nos meios digitais.

Essa facilidade não só possui validade jurídica, ou seja, amparo e regulamentação legal e garantia de segurança, sendo até mais segura do que a assinatura em papel, como também pode trazer conveniências que você entenderá melhor no decorrer deste artigo.

Validade da assinatura eletrônica para documentos

Além de serem amplamente utilizadas internacionalmente, no Brasil as assinaturas eletrônicas são regulamentadas por lei desde 2001. Com a pandemia e as medidas de isolamento social necessárias para o controle da transmissão da covid-19, as atividades passaram a ser remotas como nunca antes.

Nesse contexto, em setembro de 2020, a legislação aprimorou ainda mais o uso das assinaturas eletrônicas com a Lei nº 14.063. Assim, as assinaturas eletrônicas têm validade jurídica e funcionam com o uso de tecnologias seguras de verificação da identidade, garantindo a segurança e transparência na realização de negócios e contratos.

Redução de custos e possibilidade de crescimento da pequena e média empresa

A agilidade das assinaturas eletrônicas caminha lado a lado com a redução de custos, já que viagens, gastos com cartório e correios são eliminados do processo. A eliminação de tarefas e procedimentos se torna lucrativa pela economia de tempo, dinheiro e aumento da capacidade de resposta.

Também sabemos que uma empresa depende da sua rede de colaboradores. Os fornecedores, por exemplo, são parte importante da cadeia produtiva. A digitalização dos processos e o uso da assinatura eletrônica permitem que o pequeno e médio empreendedor possam ampliar sua rede de fornecedores, solucionar problemas de abastecimento mais prontamente e fazer contratações, sem gastos adicionais para lidar com a circulação dos papéis físicos ou com viagens.

Com a redução de custos e possibilidade de aumentar a rede, o pequeno e médio empreendedor pode projetar possibilidades de crescimento. Isso sem contar a maior troca de informação e proximidade com os envolvidos na cadeia de produção e comercialização do produto.

Agilidade e facilidade nas transações, acordos e contratos

Um dos principais benefícios das assinaturas eletrônicas é a agilidade. Uma novidade da BeSign imprime ainda mais velocidade e facilidade no uso desse instrumento. Trata-se da possibilidade de utilizar a assinatura eletrônica 100% por whatsapp, dinamizando ainda mais as negociações, comunicação e selamento de negócios.

Essa forma de fechar negócios envolve apenas 4 passos: envio do documento, revisão das informações pelas partes envolvidas, realização da assinatura eletrônica a partir da concordância das partes acerca das informações e formalização do contrato.

Se você quer aderir a essa facilidade ou ter acesso às respostas para perguntas frequentes sobre a assinaturas eletrônica para empresas, conheça os planos que a BeSign disponibiliza para você e revolucione o modo como fecha contratos!

Dúvidas? Fale pelo whatsapp com um de nossos atendentes.

Compartilhe:

Confira nossas redes sociais: