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5 ferramentas digitais para adotar em seu negócio em 2024

Voltar | Por Besign 4/1/2024

Descubra as cinco ferramentas digitais essenciais que impulsionarão o seu negócio para o futuro em 2024.

Com a intensificação da transformação digital, as empresas estão de olho nas novidades e soluções que podem otimizar ainda mais as práticas de gestão, os fluxos de trabalho, a velocidade das operações e o relacionamento com clientes e parceiros comerciais. Entenda quais são as ferramentas digitais indispensáveis para o seu negócio em 2023. A digitalização é caracterizada pelo uso de tecnologias que aprimoram todas as dimensões de um negócio. Na prática, isso significa que a eficiência alcançada com as ferramentas digitais é incomparável às formas tradicionais de conduzir os negócios.

Abaixo, listamos para você 5 ferramentas digitais que são tendências para 2023.

1. Plataformas de gestão de fornecedores

A qualidade da relação com os fornecedores impacta diretamente na eficiência da cadeia produtiva. A SRM (Supplier Relationship Management) é uma ferramenta digital destinada, justamente, à otimização do relacionamento com os fornecedores. A SRM centraliza todas as informações desses relacionamentos e permite monitorá-los de maneira efetiva, através de dados que informam sobre o desempenho. Com essa visão ampla da cadeia oferecida pela SRM, os gestores conseguem solucionar problemas, identificar falhas e aprimorar a comunicação com os fornecedores.

2. Plataformas de gestão de documentos

Toda empresa ou instituição pública e privada de educação, saúde, dentre outras, maneja diariamente grandes quantidades de documentos e contratos. A ferramenta CLM (Contract Lifecycle Management) atua na gestão de todo o ciclo de vida dos contratos. Além de centralizar os documentos, otimizando a acessibilidade, a ferramenta também permite categorizá-los e organizá-los considerando as diferentes fases dos seus ciclos, o que torna o monitoramento de prazos muito mais fácil, diminuindo consideravelmente erros humanos.

3. Gestão de relacionamento com os clientes

Os consumidores, a cada dia mais, optam por comprar pela internet. Com isso, os canais de relacionamento ganham importância sem precedentes. A ferramenta CRM (Customer Relationship Management) atua, justamente, nesse campo, contribuindo para as estratégias de marketing e atendimento, ajudando a coletar dados relevantes, usados para converter leads em compradores efetivos.

4. Smart Contracts

O Smart Contract é uma ferramenta que automatiza a execução das transações estabelecidas nos contratos. Isso significa que, a partir de comandos de programação, as ações previstas acontecem de forma autônoma.

5. Assinaturas eletrônicas

As assinaturas eletrônicas são peças-chave no processo de digitalização de empresas de todos os portes e áreas de atuação. Afinal, são elas que permitem abandonar de uma vez por todas o papel e a caneta e migrar completamente para os meios digitais, razão pela qual integrá-las às outras ferramentas que citamos acima traz resultados ainda mais práticos, otimizados, rápidos e eficientes.

E não precisa se preocupar: as assinaturas eletrônicas são regulamentadas por lei e possuem validade jurídica. Além disso, as plataformas especializadas também facilitam a elaboração, revisão e formalização desses importantes documentos. Em consequência, o seu negócio ainda fica alinhado às tendências do empreendedorismo sustentável, eliminando 100% do papel da rotina.

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