Assinatura eletrônica

Empreendedorismo verde e as assinaturas eletrônicas

Voltar | Por Besign 11/5/2022

Você já ouviu falar sobre empreendedorismo verde? Sabe a importância para o mundo dos negócios? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo.

Os problemas ambientais já não são novidade no século XXI. Nesse cenário, o empreendedorismo verde é justamente o nome dado às práticas empresariais que visam um modelo econômico pautado por preocupações com o meio ambiente e por medidas sustentáveis. Neste artigo, entenda como as assinaturas eletrônicas ajudam a promover medidas sustentáveis nas empresas.

O empreendedorismo verde abarca a cadeia de produção, as relações com os fornecedores, parceiros e, claro, com os consumidores. Esses últimos, cada dia mais, procuram por produtos e serviços com selos que garantem o respeito às biodiversidades, ecossistemas, usos responsáveis dos recursos naturais e inclusão social. Assim, esse modelo de desenvolvimento econômico é uma tendência, da qual depende o próprio sucesso e competitividade das empresas na atual configuração do mercado global.

Vamos entender como as assinaturas eletrônicas são ferramentas fundamentais para implementar efetivamente o empreendedorismo verde.

As bases do empreendedorismo verde

Energia limpa, medidas de mitigação adequada para danos causados ao ambiente e às pessoas que vivem nas áreas afetadas, eliminação de desperdício e reciclagem são algumas das características do empreendedorismo verde.

Para que essas medidas sejam efetivas, a empresa deve fazer uma avaliação de toda a estrutura da cadeia produtiva e detectar os lugares em que as práticas precisam ser alteradas, substituídas ou eliminadas. Iniciar essa transformação pode ser desafiador, mas as medidas podem ser implementadas passo a passo.

Imagine, por exemplo, quanto papel uma empresa produz diariamente. Nesse caso, a digitalização é uma saída sustentável que não só contribui para a redução dos impactos no meio ambiente, mas também otimiza os fluxos de trabalho do negócio. Mas como eliminar o papel da rotina com tantos contratos envolvidos nas transações com consumidores, fornecedores e parceiros?

As assinaturas eletrônicas e a eliminação do papel

As assinaturas eletrônicas são ferramentas juridicamente válidas que autenticam e verificam a identidade das pessoas e empresas no mundo digital. Isso significa que, de qualquer lugar e a qualquer momento, os documentos e contratos podem ser assinados com segurança. Não à toa, as assinaturas eletrônicas são uma tendência no mercado.

Com o uso da assinatura eletrônica, outros benefícios se desdobram. Por exemplo, o tempo gasto para que o contrato circule e seja verificado por todas as partes envolvidas é drasticamente reduzido e os custos com cartórios e correios são eliminados. O fato é que a empresa contribui com o ambiente, aumenta a sua eficiência e, ainda, oferece uma experiência efetiva para os colaboradores, fornecedores e consumidores. A rede de fornecedores se torna mais robusta e os clientes que buscam por praticidade e soluções rápidas se fidelizam mais.

Isso sem contar que a imagem da empresa é beneficiada, o que aumenta o alcance dos produtos e o mercado consumidor.

Seja sustentável!

Dê o pontapé inicial no empreendedorismo verde com as assinaturas eletrônicas e elimine o papel da rotina. Com isso, a empresa também colhe os benefícios de fechar negócios engajada à Era da transformação digital.

Conheça a BeSign e entenda como a assinatura eletrônica também ajuda a capilarizar a rede de fornecedores.

Compartilhe:

Confira nossas redes sociais: