Assinatura eletrônica

O que é uma requisição de assinatura (e como usá-la)?

Voltar | Por Besign 21/2/2022

Às vezes fica a dúvida: como funciona para fazer a requisição de assinatura eletrônica das partes envolvidas no meio digital? Como o documento é compartilhado? Neste artigo vamos entender o que é a requisição de assinatura e como usá-la.

As plataformas de assinatura eletrônica simplificam o processo de acesso, compartilhamento e, claro, de assinatura. Elas garantem que o documento chegue nas partes interessadas de forma segura, a partir de mecanismos de verificação da identidade.

Entenda o passo a passo do processo de requisição de assinatura.

O passo a passo para a requisição de assinaturas eletrônicas

1. Ao entrar na plataforma com login e senha, o cliente tem a possibilidade de criar um novo documento. É simples: primeiro, o documento a ser assinado deve ser anexado na plataforma e alguns campos preenchidos, tais como o prazo para assinatura e a data de expiração.

2. No canto esquerdo da tela, a plataforma disponibiliza os campos para que os signatários sejam adicionados. Você deve preencher o nome da pessoa, a natureza do documento e também o papel do signatário no acordo (avalista, contratado, contratante, etc). Se for necessário, também é possível estabelecer a ordem desejada para a realização das assinaturas. E, o mais importante: você deve selecionar a forma pela qual o documento deverá ser enviado (e-mail e WhatsApp, por exemplo) para cada uma das partes adicionadas.

Para isso, basta adicionar o número de telefone ou o endereço de e-mail. Nesse momento, o cliente também pode selecionar mecanismos de verificação da identidade, como Voz, SMS e tolken.

3. Após adicionar todos os signatários na plataforma basta clicar na opção “enviar convite”.

4. Pronto! Sua requisição de assinatura foi feita.

A Segurança não para por aí!

Com esses quatro passos, seu documento chegará ao signatário por e-mail ou WhatsApp, dependendo da opção escolhida.

No caso da assinatura pelo WhatsApp, a requisição chegará ao signatário também protegida pelo próprio sistema de criptografia de ponta a ponta do aplicativo. Isso significa que a mensagem e o documento só podem ser lidos e acessados pelas partes envolvidas.

Além disso, a BeSign, a fim de atender as regulamentações e de garantir a validade jurídica da assinatura, solicita alguns dados pessoais do signatário pelo WhatsApp.

O envio do nome, número do documento, data de nascimento e uma selfie são os últimos passos para atestar a identidade e garantir que a assinatura será feita com as comprovações de autenticidade legalmente exigidas.

Da requisição à assinatura o sistema garante a segurança dos documentos e das identidades com as várias camadas de verificação: login e senha, criptografia do WhatsApp, documentação, selfie e verificação por voz e SMS.

Vantagens

Agora que você já sabe como requisitar a assinatura, é só desfrutar das vantagens. Enumeramos algumas para você:

Redução de custos com cartórios, correios e armazenamento de arquivos;

Otimização da rotina;
Validade Jurídica;
Velocidade nas transações;
Eliminação da burocracia;
Negócios fechados de qualquer lugar do mundo;

Confira!

Entre com tudo na Era da transformação digital: confira mais vantagens e os planos da BeSign!

Compartilhe:

Confira nossas redes sociais: