Assinatura eletrônica

3 Razões para adotar assinatura eletrônica para empresas

Voltar | Por Besign 4/10/2021

A assinatura eletrônica para empresas é uma das maiores tendências da digitalização no momento. Confira os motivos para adotar esta ferramenta na sua empresa.

Quando falamos de assinatura eletrônica para empresas, pode-se dizer que ela é utilizada inclusive como um instrumento importante para a economia nos tempos de pandemia. Essa forma de assinatura é um recurso utilizado pelas pessoas físicas e jurídicas para validar documentos, selar acordos e contratos nos meios digitais.

Conheça as três principais razões para você adotar a assinatura eletrônica na sua empresa.

Agilidade e praticidade da assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica cumpre a mesma função da assinatura comum, que é feita nos documentos de papel, que é a certificação da autoria de uma assinatura em um documento oficial, só que utilizando mecanismos criptográficos para confirmar a autenticidade e ligar à assinatura à pessoa.

Um dos mais importantes benefícios do uso das assinaturas eletrônicas pelas empresas é a agilidade, principalmente porque muitas fases burocráticas são eliminadas das negociações. As idas aos cartórios ou aos correios, assim como o tempo que o documento leva para circular entre as partes interessadas e retornar são excluídos do processo quando se utiliza a assinatura eletrônica.

Com as partes acordadas a respeito do conteúdo do documento, a praticidade funciona no tempo de alguns clicks, assim como os documentos podem ser assinados a qualquer momento e em qualquer lugar!

Segurança e validade da assinatura eletrônica para empresas

Essa ferramenta funciona com uma tecnologia de dados criptografados por uma chave privada. Isso significa que, ao usar a assinatura eletrônica para selar suas negociações e contratos nos meios digitais, as identidades dos envolvidos são atestadas por uma série de mecanismos que garantem a segurança das transações.

Por isso, as assinaturas eletrônicas são usadas no mundo inteiro e consideradas até mesmo mais seguras que as próprias assinaturas físicas. Sem contar que elas também são seguras porque possuem validade jurídica, amparada pela LEI Nº 14.063 e pela M.P. 2.200-2/2001.

Redução de Custos e Sustentabilidade

Os cartórios, correios e os deslocamentos para uma assinatura são suprimidos do processo e isso torna o orçamento mais econômico, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência. Trabalhar com assinaturas eletrônicas também pode ser o primeiro passo para sua empresa investir em uma digitalização completa dos documentos, reduzindo os custos de armazenamento e manutenção.

Além de reduzir custos, a possibilidade de fechar negócios sem limitações geográficas, e problemas de deslocamento pode, na verdade, ser o pontapé para a ampliação do empreendimento. A empresa pode inclusive investir em uma rede de fornecedores mais ampla, que torne a variedade de produtos maior e com menos risco de falta de insumos.

De brinde, a assinatura eletrônica, e a implementação da digitalização como todo, vai contribuir para que sua empresa construam relações menos danosas com o ambiente, reduzindo o número de papel utilizado e as impressões.

A praticidade vem em dobro: você não só pode fechar os negócios em alguns clicks, mas também tem mais fluidez, agilidade e eficiência na comunicação e nas resoluções entre as partes.

Além desses benefícios, a BeSign tornou essa ferramenta ainda mais prática, já que é possível utilizá-la através de e-mails e aplicativos de comunicação amplamente utilizados, como o whatsapp.

Compartilhe: