Assinatura eletrônica

Fluxos de trabalho digitais ou workflow otimizam negócios

Voltar | Por Besign 11/4/2022

Uma das novas tendências para os negócios é o chamado fluxo de trabalhos digitais (workflow). Veja neste artigo a importância de novas ferramentas no negócio.

Os fluxos de trabalho digitais ou também conhecidos como workflow já são uma realidade e um dos principais desafios no meio. Eles dizem respeito a como são coordenadas, mapeadas e estruturadas as diversas atividades cotidianas desempenhadas pelos setores, equipes e indivíduos nas empresas.

Neste artigo, vamos entender como a digitalização de ponta a ponta é a principal dos fluxos de trabalho digitais e, principalmente, como e porque otimizam e aumentam a produtividade das empresas.

Como aderir aos fluxos de trabalhos de digitais (workflow)?

Qualquer negócio lida diariamente com uma grande quantidade de documentos, prazos, contratos, assinaturas, etc. Essas tarefas podem envolver setores, equipes ou indivíduos. No mercado contemporâneo, a otimização dos fluxos de trabalhos depende da integração dessas práticas, dos dados e informações para a saúde da gestão, das relações com fornecedores, das finanças e do cumprimento das obrigações nas empresas.

Para tanto, a principal estratégia é a implementação de ferramentas que funcionem a partir da digitalização de ponta a ponta. Isso possibilita o monitoramento rápido e simples das atividades, uma visão 360 graus dos processos, a capacidade de mapeá-los e, assim, organizá-los de maneira eficiente, estabelecendo as prioridades e integrando os setores. Com a melhora da acessibilidade e circulação de informação, os funcionários se tornam mais produtivos e eficientes, já que os objetivos são compartilhados e os atrasos evitados.

Um grande exemplo é o selamento de contratos e acordos. Trabalhar com assinaturas eletrônicas e com a gestão digital dos contratos torna a revisão dos documentos muito mais dinâmica. O documento não precisa circular durante dias ou semanas para que as assinaturas sejam recolhidas e para que as partes entrem em concordância sobre os termos do contrato. Ao mesmo tempo há diminuição de custos com cartórios e correios e otimização da negociação em um mercado em que tempo e eficiência são dinheiro.

A assinatura eletrônica pode ser, inclusive, um pontapé inicial para incorporar a digitalização em 100% dos processos, já que utilizar documentos eletrônicos estimula a empresa a investir em plataformas de armazenamento, o que melhora a acessibilidade, a possibilidade de cruzamento de dados e a integração dos processos.

Benefícios

Alguns dos benefícios gerados pela otimização dos fluxos de trabalhos digitais são:

  • Integração dos processos;
  •  Redução de custos;
  • Controle e monitoramento dos processos, o que gera menos erros e atrasos;
  • Aumento da produtividade;
  • Visão global dos processos;
  •  Sustentabilidade;
  •  Facilitação de estratégias de gestão e identificação de problemas;

Mudança cultural

É importante ter em mente que as tecnologias transformaram o trabalho e os modelos de gestão, promovendo uma verdadeira mudança cultural. Assim, quanto mais a empresa investe na digitalização, mais competitiva e atualizada às tendências do século XXI se torna, sendo que é a própria capacidade de produtividade que é otimizada.

Não dá pra ficar de fora! Se você quer dar o pontapé inicial ou intensificar a digitalização e otimizar os fluxos de trabalho da sua empresa, conheça os planos da BeSign de assinatura eletrônica e as suas vantagens.

Compartilhe:

Confira nossas redes sociais: