Assinatura Eletrônica

Fechando negócios na era digital: Dinamizando contratos no mundo do trabalho remoto

Voltar | Por Besign 13/10/2021

A transformação digital chegou a todos os tipos de organizações, e o fechamento de negócios na era digital possui novas exigências.

A gestão de contratos e de documentos é uma das bases burocráticas mais importantes da rotina empresarial e uma das mudanças do fechamento de negócios na era digital. A digitalização já era uma tendência crescente nesse setor, mas teve um boom com a pandemia e com o aumento significativo de trabalho remoto.

Esse novo cenário tornou a digitalização incontornável. Aderi-la faz parte de uma nova cultura do trabalho, que aumenta a produtividade, otimiza o tempo, as relações e impacta diretamente no chão da empresa e na lucratividade.

Neste artigo, separamos para você algumas dicas de como dinamizar os contratos no mundo do trabalho remoto.

O que é e como funciona o contrato digital

O contrato digital é, simplesmente, a versão digitalizada de um contrato físico. Isso significa que as alterações envolvidas em fechar um acordo não implicam em inúmeras versões de papel físico que precisam circular por todas as partes envolvidas.

As alterações e revisões podem ser feitas de maneira dinâmica e instantânea, eliminando passos burocráticos e economizando o tempo gasto em cartório ou para circulação do papel entre os negociantes. Assim, os gastos operacionais são eliminados, o tempo é otimizado e o processo é simplificado e agilizado.

Um grande benefício é que fechar acordos através do meio digital possibilita que eles sejam selados de qualquer lugar do mundo. Por isso mesmo, essa também é uma possibilidade para as pequenas empresas. Por exemplo, elas podem ampliar a rede de fornecedores e, assim, diversificar os produtos e aumentar a escala do negócio.

O melhor é que você não precisa sequer trabalhar com o documento físico e com os cartórios na hora de assinar os contratos.

Vamos entender melhor.

Assinaturas Eletrônicas e a Validade Jurídica dos negócios na era digital

As assinaturas eletrônicas permitem que os contratos sejam assinados no meio virtual, garantindo a autenticidade da identidade das partes envolvidas como a própria assinatura manual nos documentos físicos. As assinaturas eletrônicas possuem validade jurídica amparada pela LEI Nº 14.063 e pelo M.P. 2.200-2/2001. Então, vale lembrar ressaltar: a validade jurídica do documento depende do bom seguimento das regras estipuladas pela legislação. Então, procure pelas plataformas que oferecem ferramentas de gestão de documentos e de assinaturas eletrônicas para garantir a conformidade do contrato. É isso que garante a segurança e a transparência da negociação.

Assinaturas eletrônicas pelo WhatsApp

Uma simplificação ainda melhor está na possibilidade de assinar os contratos através do WhatsApp, como é o caso da ferramenta oferecida pela BeSign. Isso significa unir o útil ao agradável: o dinamismo e instantaneidade do app usado por quase todo mundo também se torna a plataforma através da qual os documentos são compartilhados, revisados, assinados e, enfim, formalizados.

Benefícios

O tempo usado para selar acordos diminui drasticamente, ainda mais quando o acordo pode ser fechado e formalizado através do WhatsApp. Além da segurança e transparência garantidos pelo amparo legal, introduzir a digitalização no nível dos contratos e da gestão de documentos mantém a empresa competitiva no mercado, já que a insere na nova cultura de trabalho da era digital.

Mais do que isso, esse dinamismo aumenta o alcance dos acordos e pode ser a alavanca, por exemplo, para pequenas empresas crescerem não só pela diminuição de custos operacionais, mas também pela possibilidade de aumentar a rede de fornecedores, diversificando os produtos e aumentando o público.

Aqui, saiba mais sobre a novidade de assinar documentos através do WhatsApp e simplifique ainda mais seu trabalho remoto.

Fique por dentro de todas as novidades de Mercado

Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar no dia-a-dia do seu negócio

Confira nossas redes sociais: