Novidades

Potencialize seu Negócio em 2024: Descubra como as Listas de Transmissão no WhatsApp Business podem Revolucionar sua Estratégia de Comunicação

Voltar | Por Besign 26/10/2023

Explore o poder das Listas de Transmissão no WhatsApp Business para fortalecer a comunicação e impulsionar seu sucesso empresarial. Saiba como aprimorar suas estratégias de marketing e relacionamento com os clientes.

As listas de transmissão no WhatsApp Business são uma ferramenta poderosa para os negócios, e claro, para os gestores que desejam se comunicar efetivamente com o seu público-alvo. Com a capacidade de enviar mensagens personalizada para vários contatos externos a partir de um único comando, essa funcionalidade tem se mostrado uma estratégia eficiente de marketing e comunicação.

A seguir, vamos explicar o que são as listas de transmissão e como elas podem aprimorar os seus negócios e estratégias de marketing digital.

Tendências e tecnologias de relacionamento com os clientes

Em um mundo cada vez mais globalizado e digital, as empresas estão em busca de ferramentas que aproximem ainda mais os clientes das estratégias de comunicação, para facilitar a rotina de trabalho e tornar a comunicação muito mais efetiva. Para que você compreenda melhor a importância do relacionamento e atendimento ao cliente, a pesquisa realizada pela Zendesk em 2021 demonstrou que 75% dos clientes gastam mais em empresas que oferecem boas experiências de atendimento. A partir disso, é possível notar que quanto melhor for a experiência de atendimento e comunicação, maior é a probabilidade de fidelizar os clientes e obter mais resultados.

Além disso, um bom atendimento aliado a uma comunicação estratégica traz várias vantagens competitivas para os negócios, tal como experiências ruins podem destruir a imagem e a confiabilidade em uma empresa. Atualmente, existem várias ferramentas e tendências de tecnologias utilizadas no relacionamento com o cliente, como por exemplo, os chatbots e assistentes virtuais, além de soluções em cloud computing, omnichannel, CRM, e claro, o próprio WhatsApp. A rede social está no Brasil desde 2009, e atualmente, tem mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, sendo uma das maiores e mais populares redes sociais que existem.

Segundo os dados da Semrush, o Brasil é o segundo país que mais utiliza a plataforma, contando com mais de 108 milhões de usuários ativos. Assim, ela chama a atenção por vários motivos e os principais deles são a sua gratuidade, facilidade de uso e rapidez nas entregas das mensagens, que podem ter vários formatos, como texto, imagem vídeo e áudio. Tamanha a popularidade do aplicativo de mensagens e o uso dele pelas empresas, que hoje existe a versão Business, voltada especificamente para negócios.

WhatsApp Business e a relação com as estratégias de negócios

O WhatsApp transformou a maneira com a qual nos comunicamos. Com as novas tendências de mercado e negócios, ele se tornou uma ferramenta estratégica e comercial. Segundo a Mobile Time, cerca de 80% das pessoas já entraram em contato com uma empresa por meio do WhatsApp, e isso é válido desde restaurantes a lojas de eletrodomésticos. Esse dado demonstra duas coisas: a mudança nos hábitos e perfis de consumo e a importância das ferramentas e tecnologias nos negócios. Em um mundo pós-pandemia, a presença digital se tornou essencial para o sucesso dos negócios, tanto na questão de oportunidades de negócio quanto pela acessibilidade. Inclusive, isso pode estar atrelado com a busca por canais de atendimento online, que proporcionam muito mais rapidez e comodidade ao consumidor.

Por isso, o WhatsApp Business se tornou uma ferramenta essencial nos negócios atuais, já que ele conta com vários recursos e funcionalidades, como descrição do negócio, catálogo online, tags de classificação de atendimento e a possibilidade de enviar listas de transmissão. As listas de transmissão do WhatsApp Business são grupos personalizados de contatos, em que um gestor pode enviar mensagens em massa, como atualizações, promoções ou outras informações relevantes sobre produtos e serviços. Ao criar uma lista de transmissão, você pode adicionar contatos individuais da sua agenda, agrupando-os conforme as suas necessidades. Uma possibilidade é separá-los em clientes, fornecedores e funcionários.

Além disso, as listas de transmissão no WhatsApp Business contribuem também para uma comunicação mais eficiente, pois permitem que as empresas estabeleçam uma interação personalizada com os clientes. Isso cria uma experiência mais próxima e exclusiva, aumentando a satisfação e o engajamento dos clientes. Através da segmentação de contatos de acordo com as suas necessidades específicas, você garante que as mensagens entregues sejam, de fato, relevantes. E claro, o uso das listas de transmissão permite a construção de um relacionamento muito mais sólido, possibilitando a comunicação frequente e criando assim mais confiança e fidelidade.

Como fazer uma lista de transmissão

Criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business é mais simples do que se imagina, e para isso, basta seguir os passos abaixo. Após instalar o aplicativo e cadastrar a sua conta com seu número comercial, você deve acessar o menu de configurações do WhatsApp, que está localizado nos três pontos do lado direito da tela. Ao tocar neste menu, basta escolher a opção de nova transmissão, e em seguida, selecionar os contatos que irão receber as mensagens da lista de transmissão.

Depois de selecionar os contatos, toque no ícone de confirmação, que é representado por um botão com formato de tique verde. Pronto, a sua lista de transmissão está feita, e a partir dela, você pode enviar as mensagens e comunicações que desejar. Outra forma de criar listas de transmissão é por meio das etiquetas. Dentro do menu, você deve tocar nos três pontos do lado direito da tela e escolher a opção de etiquetas. As etiquetas, como o próprio nome já sugere, são um tipo de classificação que o próprio usuário cria dentro do WhatsApp para categorizar os contatos conforme as suas necessidades. Com as etiquetas, você pode categorizar os clientes como novo cliente, novos pedidos, clientes com documentos pendentes, dentre outras categorias que se encaixam na necessidade do seu negócio. Assim, para criar listas de transmissão com as etiquetas, toque na opção “etiquetas” e, novamente, nos três pontos, escolhendo a opção de “enviar mensagem”, confirmando se deseja enviar a mensagem para todos os contatos que estão na etiqueta.

Se você deseja tornar o seu negócio muito mais moderno e ágil, conheça as vantagens dos contatos pelo WhatsApp e como eles podem revolucionar o seu negócio.

Fique por dentro de todas as novidades de Mercado

Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar no dia-a-dia do seu negócio

Confira nossas redes sociais: