Como as assinaturas eletrônicas otimizam o RH

Voltar | Por Besign 1/6/2022

Como as assinaturas eletrônicas otimizam o RH? Esta é uma ferramenta que tem ajudado muito essa área

Nenhuma empresa funciona sem um setor de Recursos Humanos eficiente. Neste artigo, vamos entender como as assinaturas eletrônicas otimizam o RH da sua empresa alinhada com o uso de outras tecnologias.

A transformação digital é parte fundamental da rotina de empresas de todos os portes (pequenas, médias e grandes). No caso do RH, a principal ferramenta usada para otimizar e automatizar as inúmeras funções burocráticas de papeladas que envolvem todos os funcionários são as assinaturas eletrônicas.

Entenda como as assinaturas eletrônicas otimizam o RH e geram e melhoram a eficiência e a agilidade do RH.

Armazenamento e segurança

Quando falamos em RH, o volume da papelada de trabalho é grande. Elaboração e formalização de contratos, folhas de pagamento, recrutamento de funcionários e licenças são algumas das burocracias com as quais o setor lida.

Desse modo, o armazenamento e os riscos de perda ou dano são uma constante na rotina. Aderir assinaturas às eletrônicas significa eliminar o papel físico e garantir a segurança e integridade dos documentos em plataformas de armazenamento em nuvem.

Com isso, a acessibilidade dos documentos também é otimizada. Bastam alguns clicks.

Eliminação de passos burocráticos e aumento da eficiência

Formalizar um contrato com um funcionário, por exemplo, exige que o documento seja preparado, revisado e assinado. Com papel físico e assinatura manual, isso significa que um erro no contrato será corrigido com uma nova versão. Além disso, o processo envolverá cartórios e tempo de espera até que o documento circule entre todas as partes envolvidas para ser assinado.

Com a assinatura eletrônica as versões são eliminadas, já que o documento pode ser facilmente acessado e editado. Os cartórios e o tempo de espera também são eliminados do processo.

A assinatura é feita com alguns clicks e a segurança é garantida a partir de mecanismos de verificação digital.

Centralização e padronização dos documentos

Aderir às assinaturas eletrônicas significa que a gestão dos documentos também será otimizada, porque eles podem ser centralizados. Isso facilita o acesso e a visibilidade dos processos e da vida contratual como um todo.

Também é possível padronizar modelos de documentos, de modo que a elaboração dos contratos é simplificada, os erros são reduzidos, a precisão aumenta e a conformidade com as leis e auditorias se torna muito mais garantida.

Um passo a mais na digitalização da empresa

A assinatura eletrônica é um passo a mais na adesão das transformações digitais. Ela não só otimiza e facilita o processo de elaboração, revisão e assinatura das papeladas, como também facilita a gestão empresarial e os fluxos de trabalho. Sem contar que reduz o uso de papel e contribui para o alinhamento da empresa com medidas sustentáveis.

Quer saber como implantar essa tecnologia no RH da sua empresa? Conheça a plataforma de assinatura eletrônica oferecida pela BeSign. Nela, você otimiza ainda mais o processo de assinar com ferramentas que integram as facilidades das assinaturas eletrônicas com aplicativos de mensagem instantânea como o WhatsApp.

Conheça os benefícios de assinar pelo WhatsApp e confira os planos da BeSign!

Compartilhe:

Confira nossas redes sociais: