Novidades

WhatsApp Pay: conheça a novidade e como ela pode mudar seus negócios

Voltar | Por Besign 17/5/2023

Facilidade e praticidade nos pagamentos: Como o WhatsApp Pay pode transformar seus negócios.

Não é segredo algum que os brasileiros estão aderindo cada vez mais à tecnologia e as facilidades que o digital vem trazendo para o dia a dia, seja na comunicação, nos processos de compra e venda e outras ações do dia a dia, e uma dessas facilidades é o WhatsApp Pay. Sendo conhecido como um dos maiores aplicativos de envio e recebimento de mensagens, o WhatsApp trouxe a versão Business, voltada para atender aos negócios e facilitar a rotina das empresas, e agora, surge essa nova funcionalidade. Atualmente, são mais de 200 milhões de usuários ativos mensais, o que demonstra a grande aceitação da plataforma pelos usuários. Conheça a seguir o que é o WhatsApp Pay, como ele funciona, suas vantagens e como ele pode mudar os negócios.

Comportamento dos brasileiros no digital

Para que você entenda melhor a importância dos pagamentos digitais nos negócios, vamos analisar alguns dados sobre o comportamento dos brasileiros no mundo digital. Dados da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) apontaram, no final de 2022, cerca de 523,2 milhões de chaves PIX cadastradas. Isso significa que a tecnologia de pagamentos já faz parte do dia a dia dos brasileiros, e claro, dos negócios.

Antes disso, a pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box demonstrou que 34% dos brasileiros com smartphone já fizeram pagamentos por aproximação. A partir disso, é possível perceber a mudança no perfil de consumo e pagamentos, que migraram para o digital. Assim, surgem novas funcionalidades e o WhatsApp Pay é uma delas. Inclusive, a COO de novos negócios da Sinch, Marcia Asano, acredita que a chegada do WhatsApp nas transações comerciais significa uma virada de chave para o mercado, tal como uma evolução do aplicativo. Antes, o WhatsApp era utilizado como uma plataforma de comunicação direta com os clientes, fornecedores e stakeholders. Hoje, com o surgimento do WhatsApp Business, é possível perceber o avanço da plataforma para atender aos negócios.

O que é o WhatsApp Pay e como funciona?

O WhatsApp Pay é uma nova função que permite a realização de pagamentos aos contatos diretamente pelo aplicativo, via cartão de débito ou pré-pago. Sendo assim, esta funcionalidade possibilita a realização de pagamentos e transferência de dinheiro dentro da própria plataforma, trazendo a proposta de tornar as transações tão simples e fáceis quanto enviar uma foto ou documento para outra pessoa. Um dos detalhes da funcionalidade é que os pagamentos não podem ser realizados via cartão de crédito, além de ser um serviço completamente gratuito. Ou seja: não é necessário pagar nenhuma taxa ou aderir a algum plano.

Para habilitar a função e fazer pagamentos, basta realizar o cadastro na plataforma com um dos bancos credenciados e permitir a transferência dos valores desejados. Todo o processo de pagamento é seguro e autorizado pelo Banco Central, mesmo que as transações sejam processadas pelo Facebook e operadas pela Cielo. Além disso, a opção de pagamentos pelo WhatsApp respeita alguns princípios de segurança, como por exemplo, a criptografia dos dados financeiros e de pagamento, além da confirmação das transações e dos dados do cartão. Contudo, é importante lembrar que o WhatsApp Pay P2M será liberado exclusivamente para os pequenos e médios empreendedores que utilizam o WhatsApp Business.

Experiências e oportunidades de negócios

Observando a parte prática e a dinâmica do mercado digital, o WhatsApp Pay P2M será uma grande oportunidade para as empresas integrarem os canais de comunicação com os canais comerciais. Nesse sentido, é possível que haja o cruzamento de informações do ERP com o atendimento feito ao cliente para oferecer produtos em formatos diferentes, como catálogos, por exemplo. Apesar desse avanço na funcionalidade, é possível que a plataforma também não altere as funcionalidades já existentes, pois a proposta da plataforma é ser simples, prática e possibilitar a comunicação rápida e imediata com os clientes.

Com isso, todo o processo de recebimento de pedidos e pagamentos será automatizado e realizado com muito mais facilidade e em menos tempo, proporcionando mais competitividade nos processos de atendimento ao cliente. A expectativa é que a plataforma também atenda às grandes empresas, unificando todos os processos em um único lugar, e claro, gerando valor nos processos e melhorando a percepção do consumidor.

Como o WhatsApp Pay pode mudar os negócios?

Em maior ou menor grau, a chegada do WhatsApp Pay pode transformar a questão dos pagamentos, auxiliando desde os negócios menores até as maiores corporações. Caso a funcionalidade seja massificada, será um grande salto e uma grande oportunidade de automatizar os negócios. Atualmente, a Neon e vários outros bancos como Inter, Banco do Brasil, Mercado Pago, Nubank, Bradesco e vários outros já fazem a integração com a funcionalidade, possibilitando pagamentos com cartões Visa e Mastercard.

A partir disso, podemos perceber que as transações comerciais serão muito mais rápidas e automatizadas, já que todo o processo de compra e pagamento será realizado pelo WhatsApp, sem a necessidade de sair da tela de conversa com o cliente. Ou seja: pelo WhatsApp Business, é possível criar toda a estrutura base de vendas de uma empresa, pois ele oferece várias ferramentas comerciais, como catálogo, anúncios e, agora, pagamentos. Assim, a empresa que aderir à nova funcionalidade estará proporcionando muito mais conforto, comodidade e rapidez no atendimento ao consumidor, automatizando funções que antes eram manuais.

Outra mudança que teremos com o WhatsApp Pay é a possibilidade de realizar e receber pagamentos sem pagar nenhuma taxa pela transação, o que por si só pode ser uma grande economia para os negócios. Comparando o WhatsApp Pay com o recebimento via máquinas de cartão, é importante destacar que as máquinas cobram, em média, 3,99% de juros por venda realizada, e o dinheiro é depositado em 2 dias úteis na conta comercial da empresa. Já o WhatsApp Pay não cobra nenhuma taxa por venda, e o recebimento do valor é imediato, o que por si só é bastante vantajoso. Assim, é possível perceber que a funcionalidade pode trazer inúmeras vantagens, tanto para o consumidor quanto para os negócios.

Fique por dentro de todas as novidades de Mercado

Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar no dia-a-dia do seu negócio

Confira nossas redes sociais: