Novidades

Microempreendedor individual: Você tem medo do sucesso?

Voltar | Por Besign 23/3/2023

Microempreendedor individual, um tipo de empresa muita aberto nos dias atuais. Neste conteúdo você encontra dicas para superar desafios

Microempreendedor individual ou MEI como também é conhecido, investir não é fácil! investir nos próprios negócios, ainda mais quando começamos do zero, pode causar muita ansiedade em relação aos frutos que poderão ser colhidos no curto, médio e longo prazo. E é isso que trás a pergunta do nosso tema de hoje, Mei: você tem medo do sucesso?

Já pensou que pode estar se sabotando, com medo? Veja se isso pode estar acontecendo com você e o que você pode fazer para reverter a situação.

Os primeiros passos

Quando estamos dando nossos primeiros passos no mundo do empreendedorismo, é comum sentir uma certa insegurança, ainda mais quando se trata de abrir uma MEI. Afinal, você será o responsável pelo seu próprio sucesso. Mas isso não pode ser um obstáculo muito grande para que você dê os primeiros passos no seu negócio. Devemos assumir uma posição de protagonismo e encarar os desafios que surgem com a devida preparação, flexibilidade e capacitação, além de uma boa rede de contatos – o famoso networking – e a escolha das ferramentas corretas.

A preparação é o primeiro passo. Trabalhar para si mesmo não é tarefa fácil e você deve estar bem situado no ramo de mercado em que está se posicionando. Um bom começo é o investimento em estrutura, que irá te garantir uma certa estabilidade até que as coisas se encaminhem. É importante planejar o aspecto financeiro, adequando as despesas para que você possa investir capital de volta nos seus próprios negócios.

Um outro elemento importante para se atentar nessa fase de abertura de negócios é a sua flexibilidade, principalmente em relação a mudança de mentalidade. Ao abrir uma MEI, você será responsável por (quase) todas as etapas e ações nos seus negócios, da gestão financeira até a comercialização, passando pela logística. É preciso estar disposto a desenvolver novas habilidades e conhecimentos e a colocar a mão na massa em diversas áreas que podem não ser sua especialidade.

Por isso, é preciso investir também em capacitação. Será necessário muito estudo e atenção aos movimentos do mercado em que você está se inserindo, já que você é o grande responsável pelo sucesso ou fracasso dos seus negócios. Mas isso não significa que você precisa fazer absolutamente tudo sozinho.

É de extrema importância buscar parceiros e fazer o famoso network, estar aberto a possíveis parcerias e sempre em contato com outros empresários do mercado, sejam eles concorrentes ou não. Além disso, o apoio de parceiros, clientes e outras pessoas que se empolgam e se interessam pelos nossos negócios é sempre um ótimo motivador.

E, por fim, é necessário escolher as ferramentas corretas para fazer os seus negócios fluírem de maneira eficiente e produtiva. Existe um mercado crescente de produtos e serviços que conseguem trazer para as microempresas funcionalidades e conveniências dignas de megacorporações. Um grande exemplo é a ferramenta de assinaturas digitais da BeSign. Nele, você pode oficializar termos e pontos de um contrato discutidos informalmente pelo WhatsApp, em um contrato elaborado automaticamente e com assinatura digital reconhecida em todas as instâncias oficiais e legais do Brasil. É, de fato, uma ferramenta que impulsiona as trocas e vendas feitas nas mais diferentes mídias e redes sociais de conversação, facilitando muito a vida de quem está começando agora.

Essas são as nossas dicas para quem está se tornando um microempreendedor individual superar os desafios que aparecerão em seu caminho. Fique atento ao blog da BeSign para mais informações de como abrir e conduzir os seus negócios e sobre as melhores ferramentas no mercado para conduzi-los de maneira saudável!

Fique por dentro de todas as novidades de Mercado

Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar no dia-a-dia do seu negócio

Confira nossas redes sociais: