Assinatura eletrônica

3 situações em que a assinatura eletrônica faz a diferença

Voltar | Por Besign 9/8/2021

Assinatura eletrônica é um termo que vem sendo falado cada vez mais! Não só no mundo dos negócios, mas por qualquer pessoa que precise assinar um documento.

A assinatura eletrônica é o mecanismo que autentica a identidade das pessoas ou empresas no meio digital. Juridicamente válida, amparada pela legislação e usada a partir de mecanismos de criptografia, a assinatura eletrônica é até mesmo mais segura que a assinatura manual.

Com a praticidade como marca, a assinatura eletrônica é um pilar das tendências crescentes de digitalização total dos processos nas empresas, fundamentais para a manutenção da competitividade no mercado.

Neste artigo, você vai entender alguns dos benefícios desse mecanismo através de três situações em que a assinatura eletrônica faz toda diferença.

Contratos em qualquer lugar e a qualquer momento

O fácil acesso e a possibilidade de assinar em qualquer lugar e a qualquer momento são as marcas da praticidade da assinatura eletrônica.

Então, imagine que você está viajando, em outro estado ou país e, finalmente, conseguiu fechar aquele acordo importante, que precisa ser selado o mais rápido possível. A assinatura eletrônica possibilita que isso seja feito sem que você tenha que se deslocar ou mesmo ficar dependente de correios, esperando os contratos circularem por todos os envolvidos para finalizar a transação.

Não à toa, o uso dessa ferramenta cresceu muito durante a pandemia e veio para ficar. Basta ter acesso à internet e concordância sobre os termos do contrato. As barreiras geográficas não são empecilhos para a efetivação dos acordos.

Contratos com fornecedores de longa distância

A manutenção de uma rede de fornecedores eficiente é parte essencial da saúde dos negócios. Muitas vezes, a empresa não consegue gerir de modo adequado o fluxo dos insumos e matérias-primas porque possui um número limitado de fornecedores.

A assinatura eletrônica permite que essa rede possa crescer, justamente pela facilidade de selar contratos virtualmente com fornecedores de longa distância, criando possibilidades de ampliação e diversificação.

Nesse quesito, a assinatura eletrônica pode ser, inclusive, uma alavanca para o crescimento.

Assinatura eletrônica e contratos entre pessoas físicas

A assinatura eletrônica também facilita os contratos entre pessoas físicas, pela sua maior facilidade, tanto de revisão de um contrato digitalizado quanto propriamente para assiná-lo. A BeSign, por exemplo, possui uma plataforma em que a praticidade é dobrada, já que as assinaturas podem ser feitas através do WhatsApp. Isso significa que um mecanismo prático se torna ainda mais prática, porque pode ser utilizado dentro da dinâmica de um aplicativo de comunicação amplamente difundido.

Em todas as situações está presente um outro benefício: a redução de custos. As viagens para negociar e, posteriormente, com cartórios e correios não precisam mais fazer parte do orçamento. Isso é especialmente benéfico para os contratos entre pessoas físicas e para as microempresas, porque esse orçamento pode ser direcionado para novos investimentos.

A assinatura eletrônica reduz, além de custos, as dores de cabeça, porque elimina passos burocráticos, melhora a acessibilidade, por exemplo através do WhatsApp e otimiza a rotina que envolve papelada, mas além disso ela parte integrante das novas dinâmicas culturais do mercado.

Fique por dentro! Aqui você pode encontrar o mecanismo de assinatura eletrônica que precisa.

Compartilhe: